Olá! Sou o Eduardo Mendes, muito prazer!

Eduardo Mendes

Fala galera!
Antes de tudo, deixe eu me apresentar: Olá! Me chamo Eduardo Mendes, sou produto da belíssima cidade de Santos, São Paulo – Brasil e escolhi o Bar como profissão 10 anos atrás. A partir de agora começo a compartilhar com vocês minhas histórias por trás do bar, dividir meu conhecimento & partilhar minhas opiniões sobre tudo o que aprendi trabalhando como Bartender em balcões internacionais. Então, quero começar esse canal contando como foi minha introdução à esse Universo da Coquetelaria. Bora lá!

COMO COMECEI NA COQUETELARIA

Whisky Sour Homemade – Santos – SP

Minha história como Bartender começou quando decidi fazer meu primeiro Curso Profissionalizante (Coquetelaria Clássica para Hotéis, Restaurantes e Tripulantes de Navios de Cruzeiro) e foi um amor à primeira Margarita! Ali aprendi o que era necessário para se tornar um bom bartender e ter domínio real de técnicas de preparo de cocktails clássicos, utensílios e equipamentos, manutenção de bar, atendimento hoteleiro, dentre outros. Como o próprio nome do curso mencionava, o objetivo principal era capacitar as pessoas para trabalharem em Hotéis, Restaurantes & Navios de Cruzeiro. Mas, por não me sentir preparado, decidi não me aventurar ainda na vida de tripulante e busquei ganhar experiência prática de balcão em Casas Noturnas, Bares, Restaurantes e Eventos na Baixada Santista & no Interior do Estado de São Paulo.

GANHANDO EXPERIÊNCIA & CONHECIMENTO

Rainbow Shots – São José do Rio Preto – São Paulo – Brasil

Foram anos desafiadores onde meu foco era absorver o máximo de experiência possível trabalhando em operações e logísticas de trabalho para me sentir mais confiante e, em paralelo, buscava ainda mais conhecimento através de Cursos, Estudo de Artigos Online, Literaturas Específicas e muitas horas gastas em pesquisas na Internet (obrigado, Youtube!). Uma verdadeira imersão no Universo da Coquetelaria!

INÍCIO NA VIDA DE BARTENDER EM CRUZEIROS INTERNACIONAIS

Costa Fascinosa – Temporada Brasil | Argentina | Uruguai

Depois de adquirir experiência suficiente, descobri que para ganhar real capacitação profissional era hora de buscar novos desafios em balcões profissionais & internacionais. Foi então que minha jornada no ramo da Coquetelaria Internacional começou: ao embarcar como Bartender nos navios da Costa Cruzeiros, Compania Italiana líder Europeia no Ramo Hoteleiro de Luxo nos Mares e, meus amigos, QUE ESCOLA!

Costa Favolosa – Temporada Caribe | Mediterraneo | Norte Europeu

Durante 2 anos trabalhei em 3 naves da companhia (Costa Diadema – Costa Fascinosa – Costa Favolosa), foram um total de 16 países visitados, mais de 30 nacionalidades diferentes atendidas e uma bagagem pessoal & profissional imensuráveis que carrego comigo. Durante este período fui treinado em Logística de Atendimento Hoteleiro Profissional, Padrões Internacionais de Sanitização e Controle de Contaminações (HACCP), Responsabilidade na Manipulação e Estocáveis de Produtos Perecíveis (Boas Práticas de Fabricação), Excelência em Atendimento, Conhecimentos Barístas / Manuseio de Maquina Pressurizada de Café Profissional, Coquetelaria Internacional dentre outros milhares de tópico que vamos abordar pouco a pouco nos meus próximos artigos.

Mais Momentos Da Vida de Tripulante

O RETORNO PARA CASA COM A MOCHILA CHEIA DE HISTÓRIAS & BAGAGEM PROFISSIONAL

Sou eternamente grato por todos os aprendizados e experiências vividas durante esse período INCRÍVEL. Mas, minha sede por novos desafios me levou a encerrar minha vida como Bartender de Cruzeiros e voltar ao meu querido País para aplicar tudo o que eu havia aprendido durante essa jornada internacional. Deixei toda a intensidade da vida de bordo e retornei para a pátria amada cheio de histórias e aquele desejo latente de demonstrar o que aprendi.

APLICANDO TUDO O QUE APRENDI

G&T Premium BASE – Receita Personalizada com Xarope de Maça Verde, Licor de Kiwi, Gin Tanqueray Infusionado com Flor de Hibisco e Guarnição com Lemon Wedge

Assim que retornei à Santos, minha querida cidade natal, recebi o convite para o cargo de Head Bartender do Bar/Hamburgueria Cola Na Base, espaço que me deu total liberdade para liderar o Projeto de Profissionalização de Bar & Equipe da Casa. Após intenso trabalho, atingimos a Padronização de Operações, Controles de Estoques, Treinamento de Pessoal em Técnicas de Atendimento, a Importância do Serviço da Hospitalidade, Formação Profissional da Equipe de Bar, Ações Promocionais com Fornecedores & Parceiros, uma extensa e nova Carta de Bar com Coquetéis Totalmente Autorais com Implementação de Aspectos de Coquetelaria Sensorial, dentre outros fatores dos quais tenho muito orgulho de ter desenvolvido.

MUDANÇA PARA LISBOA, PORTUGAL

Aeroporto Internacional de Congonhas – Embarque para Lisboa, Portugal

Novamente aquela tal sede de crescer falou mais alto quando recebi o convite para deixar a pátria amada mais uma vez: me mudar & trabalhar em Lisboa! Logo, pensei na frase que carregou comigo já há anos: “por que não!?” Então, com a decisão tomada, planejamento feito e passagem comprada fiz minhas malas e embarquei para mais uma jornada de aventura profissional internacional.

WORK, WORK, WORK!

COMOBÁ Coffee House – Lisboa, Portugal

Assim que cheguei na terra do bacalhau fui recepcionado por dois grandes amigos que já estavam morando aqui e assim começou minha busca por trabalho. Logo na primeira semana fui contratado para trabalhar em um ramo totalmente desconhecido até então, um Coffee Shop com conceito totalmente Orgânico, Vegano & Saudável. Me dediquei para aprender novos conhecimento nesse ramo ao trabalhar com chefs de cozinha fantásticas e produtos que nunca imaginei serem aplicáveis no Bar como Matcha, Chia, Lucuma e outros. Com isso apliquei tal conhecimento para renovar a carta de coquetéis da casa incorporando mais deste conceito orgânico e o resultado foi simplesmente FANTÁSTICO!

Coquetéis Desenvolvidos no COMOBÁ

DE VOLTA AO BAR TRADICIONAL

Balcão do Bar – Restaurantes Vela Latina em Belém, Lisboa

Trabalhar com esse Conceito Orgânico foi extremamente divertido & inusitado, porém, minha paixão precisa de Teor Alcoólico e abundância de combinações. Com o objetivo de retornar à minha especialidade consegui uma nova oportunidade e hoje trabalho como Bartender no Restaurante Vela Latina, casa tradicional de Lisboa com 30 anos de história aliados à uma excelência de atendimento ao público Português & Internacional realmente impar onde já estou a incorporar minhas receitas para um novo cardápio focado no Verão Europeu.

Coquetés desenvolvidos para ao VELA LATINA

E é isso, pessoal, chegamos ao meu momento atual! Esse foi o resumo de como minha carreira correu até hoje e tenho certeza que MUITO mais ainda está por vir!
É um prazer imenso fazer parte desse time incrível da Coquetelaria Criativa e estou certo de que vamos crescer juntos a partir de agora!
Espero que tenham gostado e saibam que muito conteúdo já está saindo do forno para ser compartilhado aqui com vocês!
Grande abraço e bons coquetéis à todos, minha gente!

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Últimos Posts

Fechar Menu