Frutas das diversas estações Brasileiras

As vezes eu paro pra perceber as vantagens e privilégios de morar em um País do tamanho do Brasil, com seus diversos biomas (vamos falar deles em um outro post) e sua vasta variedade de frutas e sabores. Quando não viajamos ou não conhecemos ninguém de outros países fica muito difícil perceber isso. Não sou muito viajado, mas conheço muita gente lá fora e quero compartilhar com vocês algumas coisas que devemos perceber mais aqui no nosso País.

As variações dos meses

Não sei se você já notou em feiras e mercados as grandes variações de preço e, acima de tudo, qualidade que os produtos de Hortifruti apresentam. As vezes pode parecer óbvio (ou não) que cada fruta tem sua época pra nascer, crescer e alcançar sua maturidade. Eu como cresci em meio a pés de fruta, às vezes até fugindo do colégio pra pegar goiaba, (pode ler mais sobre isso na publicação sobre o Venas) é muito comum identificar que algumas frutas são abundantes em certas épocas e em outras completamente escassas, mas pra você isso pode não ser comum (e tá tudo bem, ok?).

Hoje com o avanço das pesquisas em tecnologia agropecuária é comum nos depararmos com as frutas mais populares durante todo o ano nas prateleiras dos mercados, isso devido aos diversos fertilizantes e desenvolvimento genético nas plantas, (não vou entrar no mérito de ser certo ou saudável, não nesse artigo, pelo menos, isso deixo pra Dafne.) o que acaba por causar certa confusão na nossa cabeça, principalmente nas crianças e nos mais jovens que não tiveram a experiencia de subir num pé de árvore pra pegar fruta (e muitas vezes cair de lá) e sair mudando de pé a medida que os meses iam passando porque iam acabando as frutas dos demais.

O que eu quero que você passe a perceber agora é que mesmo você encontrando limão e morango o ano todo no mercado ou feirinha ai perto da sua casa, ele não é o mesmo. No caso do limão a casca muda de espessura e o suco fica mais ou menos ácido, no caso do morango a diferença de sabor e aroma muda de 8 pra 80. É MUITO DRÁSTICO.

Mas, Gustavo, qual seu objetivo com esse artigo, afinal?! Vou explicar!
Logo abaixo deixarei uma lista muito bem curada das frutas da estação desse nosso País lindo, quero que a partir de agora, sempre que você tiver de optar por uma fruta ou outra, você escolha a que estiver na estação. Seja pro seu bar, seja pro seu evento, seja pra sua casa. Inclusive, esse é um dos principais motivos de eu recomendar a bares que atualizem suas cartas de coquetéis a cada (pelo menos) 6 meses. Manter sempre a alta qualidade dos insumos e explorar novos sabores sempre. Como disse o Atitude 67 no hit AbacaGin: “Eu não aguento mais esses drinks da moda, mistura de gin com soda de novo pra variar. Tem caipirinha, caipirosca e caipifruta com kiwi, morango e uva, não tem mais o que inventar”.
Então a partir de agora, não seja mais esse profissional, Ok? você tem uma lista enorme aqui de um monte de frutas que pode explorar nas suas devidas épocas pra criar incríveis receitas. (Se ainda não sabe como criar, confere essa categoria aqui)

Meses e suas frutas

Janeiro: abacaxi, carambola, coco verde, figo, framboesa, fruta do conde, laranja-pera, mamão, maracujá, melancia, nectarina e uva.

Fevereiro: abacate, ameixa, carambola, coco verde, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, maçã, pera, pêssego, seriguela e uva;

Março: abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, coco verde, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, limão, maçã, mamão, mangostão, nectarina, pera, uva, pêssego, seriguela e tangerina;

Abril: abacate, ameixa, banana-maçã, caqui, cidra, jaca, kiwi, maçã, mamão, pera, tangerina e uva;

Maio: abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera, tangerina e uva;

Junho: carambola, kiwi, laranja-lima, mangostão, marmelo, mexerica e tangerina;

Julho: carambola, kiwi, laranja-lima, mexerica e tangerina;

Agosto: banana-nanica, caju, carambola, kiwi, laranja-pera, lima, maçã, mamão, mexerica, morango e tangerina;

Setembro: abacaxi, banana-nanica, caju, jabuticaba, laranja-lima, laranja-pera, maçã, mexerica, nêspera, tamarindo e tangerina;

Outubro: abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, manga, coco-verde, jabuticaba, laranja-pera, lima, maçã, mamão, nêspera e tangerina;

Novembro: abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, coco verde, framboesa, jaca, laranja-pera, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego e tangerina;

Dezembro:  abacaxi, ameixa, banana-prata, cereja, coco verde, damasco, figo, framboesa, graviola, kiwi, laranja-pera, limão, lichia, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, romã e uva;

Fonte: cevisa.org.br

Incentive o consumo de frutas da estação

Acredito que seja claro pra você nesse ponto do artigo que um produto da estação é muito mais vantajoso do que ficar batendo a cabeça no mesmo produto o ano inteiro. A força que move o mercado de consumo de coquetéis parte de nós profissionais, nós somos a engrenagem que gira todo o sistema voltado pra esse mercado. Se houver grande aderência para a utilizar apenas produtos que estão na estação, e as criações em cima desses produtos for ótima, não tem consumidor que irá reclamar da falta de morango (por exemplo) na sua carta.

Não esquece de deixar um comentário aqui com possíveis dúvidas ou até mesmo me mandar direct no Instagram, vamos manter contato sempre!
Abraços.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimos Posts

Close Menu