destilado sem álcool

Tem ficado cada vez mais comum a difusão da ideia de que bebida destilada é sempre alcoólica. ERRADO.

Pra explicar, vou te introduzir no magnífico universo da destilação de forma bem rápida e explicativa, para você entender de uma vez por todas como funciona o processo e se tornar um expert (ou quase) na arte da destilação.

O que é destilação?

Destilação é o processo que permite a separação dos líquidos através do uso de calor. Para sua boa execução, é necessária ampla compreensão dos ingredientes que estão sendo utilizados no processo e suas temperaturas de ebulição.

Os ingredientes pretendidos para destilação são colocados em um alambique (existem vários tipos com várias peculiaridades, para o intuito de sua compreensão do processo, vou focar apenas no modelo pot still)

Fonte: desconhecida

que é levado ao fogo e toda a magia (ou melhor, ciência) começa a acontecer. No caso de um destilado tradicional que resultará em um spirit alcoólico, o processo inicia-se a aproximadamente 70ºc, onde as moléculas de álcool começam a evaporar (por serem muito mais voláteis que as do restante dos componentes presentes no alambique) é nessa hora que o master distillery regula e mantém a temperatura mantendo ela no máximo à 78,37ºc porque, a partir desta temperatura também começará a se obter outros vapores no processo.

Após o processo de evaporação das partículas, no topo do alambique, esses vapores se concentram e, novamente, condensam em liquido, escorrendo pela “tromba” até o coletor designado. O processo de destilação pode ser único ou repetitivo (onde o resultado da primeira destilação retorna pro tanque primário e inicia-se o processo por completo, pra obter um spirit mais concentrado).

Bom, essa foi uma aula básica do processo, apenas para fim de compreensão de como funciona a destilação de qualquer spirit. (cada um com suas peculiaridades, retificações e mudanças). Mas não é o foco desse artigo. O foco aqui é explicar que atualmente muitas empresas estão utilizando deste método para fabricar bebidas não alcoólicas destiladas.

Destilados com personalidade, mas 0% álcool.

O crescimento da coquetelaria é evidente, e torna-la acessível para todos é o que tem gerado essa ampla aceitação. Obviamente quem não faz uso de bebidas alcoólicas quer ter as mesmas experiências sociais do amigo que está ali com ela com um lindo coquetel na mão. Muitas vezes os profissionais não estão preparados para atender essa demanda e acabam servindo um suco natural (pelamordedeus, não faz isso!)

Estudar e aprender sobre os Mocktails (sim, coquetel sem álcool tem nome! e é bonito) é essencial para ampliar seus horizontes na coquetelaria. Diante disso gostaria de chamar atenção para um destilado que me deixou muito curioso, o NONA.Um destilado premium não-alcoólico feito a base de nove botânicos cuidadosamente selecionados. Todas as matérias que tenho lido falam muito bem e ressaltam com louvores que não há necessidade de álcool na bebida para agregar qualquer sabor. É incrível.

Arte dos Mocktails

Pra finalizar, uma grande dica, fuja dos padrões e ouse criar com vontade e amor, mesmo não utilizando nenhum spirit na sua composição. Surpreenda a seus clientes e amigos com belos sabores, aromas e decorações. Não sabe como criar suas receitas? da uma olhada nessa série de artigos aqui!

E, acima de tudo, lembre-se, estou aqui por você, qualquer coisa só gritar.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimos Posts

Close Menu